FORA DE QUALQUER PRESENTE

2012 | Out of any present


















Disponível para digressão / Available for touring | próximas apresentações / upcoming presentations

 Estreia | Premiere: 1-2 Junho | June - Alkantara Festival 2012


Direcção e interpretação | Direction and performance_Sofia Dias & Vítor Roriz.
Som | Sound_Sofia Dias.
Cenografia | Scenography_Sofia Dias & Vítor Roriz
Colaboração Artística (imagens em cena)| Artistic Collaboration (images on stage)_Catarina Dias.
Intérprete convidado | Guest performer_Filipe Pereira.
Direcção Técnica e Iluminação | Technical Direction and Lighting_Nuno Borda de Água.
Co-produção | Co-production_Alkantara, Départs, Box Nova/CCB, O Espaço do Tempo, Jardin d'Europe, 4 Culture Association, com o apoio do Programa Cultura da União Europeia / with the support of the Culture Program of the European Union. 
Apoio em residência | Residency support_Bains Connective, ACCCA, Eira, Negócio/ZDB, Cine-Teatro São Pedro - Alcanena (no âmbito do projecto São Pedro Abre as Portas). 
Produção e Difusão | Production and Touring_Materiais Diversos. 
Gestão Financeira | Financial Administration_SUMO - Associação de Difusão Cultural.  
Agradecimentos | With thanks to_Maria Ramos, Oficinas do Convento, João Sofio, Tiago Fróis, Hélder Azinheirinha, Pedro Videira.


É preciso partir. Ir para fora e encontrar na exterioridade -  matéria. Para um fora que não é geográfico nem se concilia com a clássica narrativa da viagem ou com o êxodo face à aparente falência do presente. O movimento dá-se noutro sentido. Trata-se de provocar um distanciamento que nos devolva um olhar, e que ao mesmo tempo permita recolher partes assimétricas, fragmentos supostamente inconciliáveis e forçá-los ao encaixe uns nos outros, de forma a produzir morfologias insólitas, convocar improbabilidades, tendo em conta uma urgente necessidade de multiplicidade.

(ENG) We have to leave. We have to go out and find matter. To search for an outside that is not geographic. An outer space, that fits neither the classic narrative of the journey nor the migration, given the apparent failiure of the present. The movement happens in another way. It is about provoking a distance that returns an insight, while at the same time allowing to collect asymmetric parts - supposedly incompatible fragments - and forcing them to fit into each other, so as to produce unusual morphologies and summon the improbable, with an urgent need for multiplicity in mind.